Swiss vai renovar o interior dos A340 com a chegada do décimo B777
por Fábio Vilela •
Nos últimos meses, diversas companhias pelo mundo anunciaram a aposentadoria do icônico Boeing 747, marcando o fim de suas operações com a ‘Rainha dos Céus’. Apesar disso, ainda existem aéreas pelo mundo operando ou programando voos de passageiros com o modelo. O site Routes Online listou as operações planejadas com a aeronave durante o mês de setembro.

Operações:

Operações:

Foto: BriYYZ
Operações:

Operações:

A KLM programou voos com o Boeing 747-400 Combi, no entanto, eles não estão disponíveis para reserva. Além disso, consta no sistema OAG, uma programação da Mahan Air com o 747 entre Teerã e Ilha Kish, no entanto, o site da companhia aérea mostra que esta rota é operada por aeronaves Airbus A310.
Companhias pelo mundo já anunciaram o fim das operações com o 747. Veja abaixo um resumo:
Qantas
A Qantas informou que teve que antecipar em seis meses a aposentadoria da sua frota de 747, após a pandemia do COVID-19 dizimar as viagens internacionais em todo o mundo. A companhia chegou a operar seis tipos diferentes de 747. Em 1979, a Qantas se tornou a primeira companhia aérea do mundo a operar uma frota apenas com Boeing 747.

British Airways
Após quase cinco décadas de operações a British Airways aposentou sua frota de 31 aeronaves 747-400, como resultado do impacto devastador que a pandemia do Covid-19 teve sobre a British Airways e o setor de aviação. A companhia recebeu seu primeiro 747-400 em julho de 1989 e o último em abril de 1999. No auge, a British Airways possuía uma frota de 57 modelos 747-400.

KLM
A KLM também aposentou todas as suas aeronaves Boeing 747 após 50 anos de serviço. A companhia divulgou uma carta de uma comissária se despedindo da Rainha dos Céus.

Virgin
A empresa informou que pretende se estabelecer como uma companhia que pratica a sustentabilidade e respeita o meio ambiente, decidindo operar apenas com aeronaves bimotores. Com isso, a companhia não utiliza mais suas sete aeronaves 747-400.

Lembrando que em uma carta para os funcionários, o CEO da Boeing, Dave Calhoun, informou que a empresa vai finalizar a produção da icônica aeronave em 2022.

Bom saber que ainda há oportunidades para voar no Boeing 747! Mas é bom ficar atento, pois as opções vão ficar cada vez mais limitadas.
Agora só nos resta aguardar a redução das restrições de viagem para poder viajar novamente quando tudo estiver mais tranquilo! Alguém ainda planejando voar com a Rainha dos Céus?