Brasil libera visto de nômades digitais para estrangeiros
por Equipe •
A Air Canada revelou hoje (11) os detalhes de reformulação do seu programa de fidelidade, o Aeroplan. Segundo a companhia, o novo programa oferecerá recursos mais personalizados, flexíveis e simplificados, proporcionando uma nova experiência para os clientes. O novo programa será lançado no dia 08 de novembro.

O programa será totalmente reformulado, o que envolve tanto o resgate de passagens, acúmulo de milhas pontos, obtenção de status e muito mais. Destaquei abaixo as principais mudanças.
A Air Canada implementou um novo modelo de resgate de passagens com pontos, algo diferente do que encontramos em outros programas de fidelidade pelo mundo.
Já falamos aqui no site sobre os modelos de precificação utilizados pelos programas de fidelidade. Alguns estabelecem os valores de resgate através de tabelas de regiões, outros definem através da distância percorrida entre origem e destino e temos ainda aqueles que utilizam um preço variável para cada resgate.
O novo Aeroplan vai implementar um mix dos dois primeiros modelos, ou seja, estabeleceu regiões pelo mundo com preços que dependem da distância percorrida, tanto entre elas quanto dentro de cada uma delas.
As novas regiões do Aeroplan
O programa dividiu o mundo em apenas 4 regiões:

Com esse novo modelo, o programa passa a ter 10 tabelas de resgate, já que contempla tanto os voos entre as regiões como dentro das próprias regiões. Além disso, em algumas tabelas há valores diferentes se os voos forem operados pela Air Canada ou por companhias parceiras, sendo as tabelas de parceiras as mais atrativas.
Por questões de relevância, vou colocar abaixo apenas as tabelas mais importantes para os brasileiros, ou seja, para voos entre América do Sul e outras regiões e a tabela para voos internos na América do Sul.
Voos entre América do Sul e América do Norte (trecho):

Exemplos:
*todos as rotas da United para o Brasil possuem mais de 4.500 milhas de distância.
Voos entre América do Sul e Atlântico (trecho):

Exemplo:
*distância de 6.075 milhas
Voos entre América do Sul e Pacífico (trecho):

Exemplo:
*distância de 11.905 milhas
Voos dentro da América do Sul (trecho):

Exemplo:
Informações importantes:
Em alguns resgates do Aeroplan, havia a cobrança da famosa taxa de combustível. Com a reformulação do programa essa cobrança deixará de existir!
Agora, se você reservar um bilhete prêmio de uma companhia aérea parceria, haverá apenas uma taxa fixa de reserva de 39 CAD (por passagem), que você também pode pagar com pontos.
Outra novidade é que os clientes poderão fazer 1 stopover pagando 5.000 pontos adicionais. Essa ‘parada’ em um ponto de conexão pode ser feita inclusive em passagens one-way.
Outra novidade é a Points Predictor Tool, uma ferramenta que te mostra uma estimativa dos custos da passagem que você deseja. Veja abaixo um exemplo entre São Paulo e Chicago com a United.

Os clientes com Status Elite podem ganhar vouchers Priority Rewards que dão direito a 50% de desconto nos bilhetes prêmios em voos da Air Canada e suas companhias aéreas parceiras. Membros com status Aeroplan 35K ou superior receberão automaticamente Priority Rewards quando o programa for lançado em novembro.
Como funciona:
Cada voucher de Priority Reward é obtido com base no Status Qualifying Dollar (SQD) e no Status Elite no momento em que você atinge cada nível SQD. Ganhe um voucher ao alcançar os limites de 4.000, 7.000, 10.000 e 15.000 SQD e para cada 5.000 SQD ganhos acima de 15.000 SQD – até um máximo de 50.000 SQD.
Os vouchers do Priority Reward serão válidos por um ano a partir da data em que você os ganhou.
Veja na tabela abaixo para quais resgates você pode usar seus vouchers de 50% de desconto, que variam de acordo com seu status:

Por exemplo, quem tem status 50k poderá usar seu voucher de 50% de desconto para resgatar uma passagem dentro da América do Norte até a cabine Premium Economy (podia ser menos restrito!).
A partir de março 2021, alguns clientes elite poderão oferecer a alguém o Status Pass, compartilhando seus benefícios, como embarque prioritário e acesso ao lounge, com amigos e familiares, mesmo se não estiverem viajando juntos.
Qualquer pessoa com Status Aeroplan 50K ou superior poderá escolher essa opção como um de seus Select Benefits.
Como funciona:
Outra novidade é que os membros poderão combinar seus pontos com os dos familiares, gratuitamente, para facilitar o resgate de passagens.
Como funciona:
Separei abaixo mais algumas novidades anunciadas com uma breve explicação de cada uma delas:
Melhor disponibilidade em voos da Air Canada
Os membros poderão resgatar com pontos qualquer assento que esteja disponível para venda em voos da Air Canada, sem nenhuma restrição.
Leilão de upgrade de cabine com pontos
Os membros podem utilizar seus pontos para fazer upgrade para a Classe Premium Economy ou Executiva em voos da Air Canada, sempre que essas cabines tiverem assentos disponíveis. Através de uma plataforma, os clientes poderão definir o preço que desejam pagar em pontos pelos upgrades.
Usar pontos para adquirir produtos ou serviços da Air Canada
Os membros poderão usar seus pontos para adquirir produtos ou serviços, como Wi-Fi durante o voo ou acesso ao Maple Leaf Lounge da Air Canada.
Acúmulo de pontos qualificáveis sem precisar voar
Os pontos que os membros acumulam todos os dias através do cartão de crédito cobranded ou com parceiros de viagens e varejo ajudarão a alcançar o Status Elite no Aeroplan.
Reformulação grande no Aeroplan! Mas analisando o que foi anunciado foi bastante positiva!
Especificamente para resgate de parceiros entre o Brasil e América do Norte, como nos voos da United, por exemplo, houve uma redução dos valores cobrados. Antes o trecho em executiva custava 110k e agora passou para 80k e em econômica passou de 60k para 40k.
Além disso, me chamou muita atenção a possibilidade de compartilhar pontos entre familiares sem nenhum custo e estender os benefícios de cliente Elite para outras pessoas (sem estar viajando junto).
Aliás, recentemente tivemos uma campanha de Status Match na Star Alliance para clientes do programa Amigo, que ofereceu a possibilidade de receber status na Air Canada. Tenho certeza que muitos vão se beneficiar de algumas dessas novidades, em especial do Status Pass.
Uma pena que o programa não possua nenhum cartão parceiro brasileiro que permita a transferência de pontos. Quem sabe com essa reformulação algum programa de fidelidade nacional se aproxime do Aeroplan. Seria muito interessante!
O que você achou do novo Aeroplan? Para mais informações sobre as mudanças, clique aqui