Etihad Airways é eleita cia aérea do ano
por Fábio Vilela •
A TAP divulgou uma séries de medidas e boas práticas que está adotando visando um viagem mais segura para seus passageiros e tripulação. As ações fazem parte da iniciativa TAP Clean & Safe.

De acordo com a TAP, desde o surgimento do surto do COVID-19, ficou claro para a companhia que nada é mais crítico do que a saúde e segurança de seus trabalhadores e clientes. Por isso, a TAP tem implementado medidas, em linha com as orientações da EASA, IATA, DGS e UCS, para garantir a sua saúde e segurança de quem viaja com a companhia.
Mesmo sabendo que o ambiente a bordo é dos mais esterilizados e seguros do ponto de vista do contágio de doenças infectocontagiosas, dada a qualidade do ar e a configuração da cabine, a TAP ajustou as rotinas e implementou novos procedimentos.
Limpeza e desinfecção reforçadas




Qualidade do ar na cabine

Tripulação
Para a segurança de todos, a TAP informa que suas tripulações usam equipamento de proteção individual durante todo o voo, desde 23 de março, além de terem ao seu dispor equipamentos e produtos de desinfecção e limpeza. Como a utilização de máscara facial é essencial na proteção contra a COVID-19, a TAP utiliza tanto em terra quanto a bordo, e recomenda que os passageiros utilizem também em todo o seu percurso, particularmente a bordo.

A companhia também disse que suas tripulações são permanentemente treinadas nos procedimentos de identificação, abordagem e tratamento de casos suspeitos de doença infectocontagiosa a bordo, onde se inclui a COVID-19, e dispõem em todos os voos do equipamento e consumíveis necessários para o efeito.
Estes procedimentos seguem rigorosamente as melhores práticas a nível internacional, definidas pela International Air Transportation Association (IATA), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Direção Geral da Saúde (DGS).
No âmbito do surto da COVID-19, a comunicação e formação com os Tripulantes foi significativamente reforçada, bem como a articulação com a Unidade de Cuidados de Saúde (UCS) da TAP e todos os intervenientes na operação, para que o seu voo seja seguro.

Serviço de bordo simplificado
A TAP ajustou seu serviço a bordo com o objetivo de reduzir as movimentações e os contactos na cabine ao indispensável para manter o conforto e segurança dos passageiros. O serviço de refeição e bebidas será limitado, suspenso ou adequado em função da duração da viagem.

As refeições e produtos, que chegam até os passageiros seguindo os requisitos e certificações de saúde e higiene, estão privilegiando a utilização de produtos embalados e selados para garantir mais confiança.

Nos voos em que a companhia mantém acessórios têxteis, como almofadas e cobertores, a TAP assegura a sua limpeza, higiene e desinfecção, entre cada voo, sendo estes acessórios entregues selados para cada nova utilização.

A TAP também deixou de distribuir a bordo a nossa Revista UP e outras publicações, que estão disponíveis via app. Elas podem ser baixadas antes do voo, bastando fazer o download do aplicativo na App Store ou no Google Play.

Especialistas a bordo
Através da uma Unidade de Cuidados de Saúde (UCS), um serviço médico com mais de 30 anos de experiência em saúde e aeronáutica, a TAP implementa em tempo real as recomendações da OMS e dos Centers for Disease Control europeus e norte-americanos, bem como do Medical Advisory Group da IATA.
A companhia está em contato diário com as organizações nacionais e locais de saúde, com as autoridades da aviação civil e aeroportuárias e com as pessoas da linha da frente, tripulações, manutenção e engenharia, catering, limpeza e outros ground services.

A TAP ativou o seu plano de contingência de atuação contra doenças infectocontagiosas em janeiro, e desde então a companhia informou que está em permanente estado de alerta e atuando de acordo com os procedimentos a cada caso e a cada momento.
Vídeo
A companhia também divulgou um vídeo sobre os voos durante o surto da COVID-19:
A TAP também divulgou como tem sido a atuação nos aeroportos portugueses. Essas medidas têm como objetivo minimizar os contatos e interações, e garantir uma limpeza rigorosa e desinfecção permanente. Agora, os passageiros contam com medidas adicionais de proteção e novos procedimentos nas áreas de check-in, entrega e coleta de bagagem, processos de controle de segurança, pré-embarque, embarque e desembarque.
Novas medidas nos aeroportos
Você pode adquirir máscaras sociais ou descartáveis:
Nestes locais estão também disponíveis para venda produtos de gel desinfetante e luvas (estas últimas não são recomendadas ou necessárias).
Lounges da TAP
Numa primeira fase, os lounges da TAP permanecerão fechados. No entanto, a companhia está preparando a abertura deles. Saiba o que vai mudar:
Lojas de produtos não essenciais e lounges poderão estar fechados ou com funcionamento limitado, para garantir o máximo de segurança, você deve consultar as informações disponíveis antes de viajar.
Embarque e desembarque em voos da TAP
O embarque está sendo feito em pequenos grupos de passageiros, de trás para a frente da cabine e da janela para o corredor, preservando o distanciamento, minimizando a circulação e o contato entre passageiros durante a acomodação dos passageiros na cabine. O desembarque será feito no sentido inverso, observando a mesma lógica e objetivo.

A companhia também divulgou algumas informações úteis que devem ser lembradas antes de viajar:
Em casa

No aeroporto

Flexibilidade nas reservas
A TAP reforça para que os passageiros consultem suas novas políticas implementadas e ajustadas de acordo com as atuais circunstâncias excepcionais do surto da COVID-19 aqui.
A companhia está atualizando constantemente todas as informações disponíveis no seu site e nas redes sociais para que você tenha acesso sempre às últimas informações.
Confira abaixo mais vídeos da iniciativa TAP Clean & Safe:
Procedimentos de saúde e segurança a bordo face ao COVID-19:
Manutenção dos aviões em terra
Cateringpor, da confeção ao transporte para o avião
Serviço a bordo simplificado
Bom ver as companhias se esforçando em todas as etapas da viagem para oferecer uma melhor experiência para seus passageiros. A TAP informou que seu foco está em unir os esforços de todos no combate ao COVID 19 e, ao mesmo tempo, assegurar que as viagens aéreas continuem seguras.
Para mais informações sobre as ações da TAP, clique aqui.