Airbus revela projeto que poderá melhorar a performance ambiental de aeronaves comerciais
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Enquanto a pandemia do novo coronavírus marca um novo capítulo na história da humanidade, atrações turísticas, ruas, parques e avenidas ficaram vazios ao redor do mundo. E nos céus não foi diferente, com a demanda por viagens de avião caindo até 99% em alguns casos, as companhias aéreas tiveram que se adaptar à queda de demanda ajustando as suas operações e guardando milhares de aviões. No Brasil, é claro, a situação não foi diferente. Confira abaixo quantos aviões cada uma das três maiores companhias aéreas brasileiras possuem guardados esperando uma retomada do setor.

Uma aeronave é considerada ‘estacionada’, ou parked, em inglês depois de passar mais de 20 dias sem voar. É muito comum que aeronaves estacionadas voltem a voar no futuro. Exatamente por isso, elas precisam ser guardadas em condições especiais e recebem cuidados constantes para que estejam prontas para decolar quando for necessário. Alguns aviões, entretanto, vão direto para a aposentadoria depois de estarem parados por um tempo. Nos EUA, por exemplo, a Delta anunciou que está aposentando sua frota de B777, MD-88 e MD-99 até o fim do ano.
A LATAM conta atualmente com 158 aeronaves ativas na sua frota. Desse montante, 87 continuam voando e 71 estão paradas. São elas:
Algumas dessas aeronaves são bem novas ainda. O A320 de registro PR-XBF, por exemplo, ainda não completou um ano desde o seu primeiro voo.
A GOL está com a maior parte da sua frota parada. Das 128 aeronaves da companhia, 41 continuam operantes e 87 estão estacionadas, incluindo 7 aeronaves 737-800 MAX que foram ‘groundeadas’ em 2019. O total de aeronaves paradas é composto por:
A Azul possui um total de 143 aeronaves em sua frota. Dessas, 94 continuam voando e 49 estão paradas, sendo:
Além das aeronaves que foram estacionadas, as companhias ainda conseguiram devolver algumas de suas aeronaves que haviam sido arrendadas. A GOL, por exemplo, devolveu no final de março alguns B737 que havia arrendado da companhia aérea de baixo custo holandesa, Transavia.
A torcida é sempre para que cada uma dessas aeronaves volte a popular os céus do nosso país. Você fazia ideia do número de aeronaves que estão estacionadas atualmente?
Os dados reunidos abaixo são baseados nas informações do site airfleet e podem não representar a situação real no momento da publicação deste post.