Hi Fly lança campanha "Salve os Recifes do Coral" com nova pintura no A380-800!
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Pessoal, o Etihad Guest, programa de fidelidade da Etihad, lançou uma parceria de acúmulo e resgate com o Aeroplan, programa de fidelidade da Air Canada. Isso quer dizer que a partir de hoje é possível utilizar milhas do Aeroplan para voar com a Etihad e acumular milhas de voos pagos elegíveis da Etihad no Aeroplan (e vice-versa).

A Etihad se junta a GOL, Cathay Pacific, Cathay Dragon e Olympic Air na lista de parceiros da Air Canada fora da Star Alliance (somente estas cinco companhias tem parcerias bilaterais com a companhia canadense).
Entre as vantagens de utilizar milhas do Aeroplan, programa de fidelidade da Air Canada, para voar com a Etihad:
Veja este exemplo de emissão no Aeroplan de Abu Dhabi a Nova York na Classe Executiva da Etihad (repare no baixo valor da taxa):

Veja agora este exemplo de emissão no Aeroplan de Abu Dhabi a Nova York na Primeira Classe da Etihad (combinando com trechos na Classe Executiva da Swiss):

Você pode também acumular milhas no Aeroplan em voos pagos elegíveis da Etihad. Confira abaixo a tabela de acúmulo:

Para mais informações, clique aqui.
É possível ainda utilizar milhas do Etihad Guest para voar com a Air Canada e acumular milhas de voos pagos elegíveis da Air Canada no Etihad Guest. Contudo, o programa da Etihad não é amplamente utilizado e não é considerado vantajoso. As emissões só podem ser feitas pelo telefone e o custo por trecho é relativamente alto. Fica o registro, entretanto, como a possibilidade de algo que pode ser feito.
Para mais informações, clique aqui.
Voltando ao título do post, a parceria entre a Air Canada (Aeroplan) e a Etihad (Etihad Guest) é interessante, mas pouco empolgante para nós. No Brasil, não temos nenhum parceiro bancário que ofereça transferência de pontos para o Aeroplan. Uma alternativa para isso seria transferir pontos da Livelo para o ALL , da Accor, e do ALL para o Aeroplan (porém, o custo desse paranauê está longe de ser vantajoso).
Nos EUA, o Amex Membership Rewards é um dos programas que permite a transferência de pontos para o Aeroplan. Para os americanos, portanto, esta parceria representa a possibilidade de emissão de voos da Etihad com milhas que não são do AAdvantage.
E falando em AAdvantage, não são novos os rumores que a Etihad pode abandoná-lo em prol do MileagePlus, da United, e um possível ingresso na Star Alliance. Inclusive, os resgates da Etihad já não estão aparecendo mais no AAdvantage. Todavia, imagino que, por ora, os planos planos da companha árabe possam estar pausados devido a crítica crise que o setor está passando.