Como resgatar o Travel Voucher da LATAM
por Dérek Arakaki •
Pessoal, foi divulgado no fim da semana passada os resultados do Freddie Awards 2020 – que, neste ano, está na sua 30º edição. Para quem não conhece, o Freddie Awards é uma importante premiação de programas de fidelidade de companhias aéreas e redes hoteleiras (além de cartões de crédito). É um dos eventos mais prestigiados do setor e acontece desde 1989 nos EUA.

Entres as categorias do Freddie temos “o programa do ano, a promoção do ano e o melhor cartão de crédito de fidelidade”. Os prêmios são divididos por três regiões: Américas; Europa e África; e Oriente Médio e Ásia/Oceania.
Há dois anos tive a oportunidade de participar da edição nº 28, que aconteceu na sede da Boeing em Seattle. Anualmente as cerimônias se deslocam entre cidades norte-americanas e a deste ano estava prevista para acontecer em Nova Orleans, mais precisamente no Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial (foto). Entretanto, devido a pandemia do coronavírus, foi cancelada. Os resultados foram divulgados online e você pode conferi-los abaixo.
Companhias aéreas
Hotéis
Cartão de crédito
Companhias aéreas
Hotéis
Cartão de crédito
Assista ao vídeo com os resultados:
É impressionante notar como o ALL, da Accor, foi matador na região Europa e África (com cinco prêmios na categoria de redes hoteleiras) e o Velocity, da Virgin Australia, na região Oriente Médio e Ásia/Oceania (com cinco prêmios na categoria de companhias aéreas).
Na verdade, ambos os programas acima receberam o máximo de reconhecimento possível dentro de suas categorias (já que o prêmio “210 AWARD” – único que o ALL e Velocity não receberam – é destinado ao programa de melhor pontuação, porém classificado por menos de 10% dos eleitores. Foi criado para reconhecer um programa de fidelidade em ascensão que oferece valor aos membros e que pode ainda não estar no radar de passageiros frequentes).
É o caso do Miles&Go, da TAP, que recebeu o prêmio “210 AWARD” na região Europa e África. A TAP levou também o prêmio de “Melhor capacidade de resgate”. Ficou de fora, entretanto, do prêmio de “Melhor promoção” (possivelmente porque a oferta de 130% de bônus + status Gold na Star Alliance foi restrita ao mercado brasileiro, logo, não pode ser considerada uma promoção da região Europa e África).
Na região Américas, o AAdvantage levou o prêmio de “Melhor programa elite” (o que não é uma grande surpresa – todavia, confesso que fico na dúvida se este prêmio não seria melhor destinado ao MileagePlus, da United). Ainda na região Américas, o LifeMiles, da Avianca Internacional, conquistou o prêmio de “Melhor promoção”. Nenhum programa brasileiro foi listado.
O que você achou das colocações do Freddie 2020?
Acesse a lista completa de resultados neste link.