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por Gabriel Marinho •
De acordo com uma pesquisa da Mastercard, o pagamento por aproximação é um dos métodos mais utilizados pelos brasileiros atualmente. Segundo o estudo, 69% dos brasileiros entrevistados afirmaram que a COVID-19 os incentivaram a usar esta forma de pagamento. O estudo foi feito através de entrevistas online com 17 mil consumidores de 19 países, entre os dias 10 e 20 de abril. Na América Latina, foram dois mil entrevistados, sendo 500 brasileiros

O número expressivo se dá, principalmente, pelo fato de que sete entre dez latino-americanos estão preocupados com os impactos do uso do dinheiro em sua saúde, diminuindo assim a sua utilização. No Brasil, 14% dos entrevistados deixaram de utilizar dinheiro durante a pandemia, enquanto 63% diminuíram significativamente o seu uso.
No comparativo com o dinheiro, 88% dos brasileiros acreditam que os pagamentos por aproximação são mais convenientes do que pagar da forma tradicional, enquanto 82% acreditam que essa forma de pagamento é mais rápida e 78% consideram que ela é mais segura. Os entrevistados concordam fortemente que pagamentos por aproximação são uma forma mais “limpa” de realizar transações. Conforme publicamos recentemente, além do pagamento por aproximação, alguns pedágios também passaram a aceitar pagamentos via cartões – como forma de evitar o contato pelo dinheiro.
Para o Presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul, a tecnologia NFC garante um meio prático e seguro de finalizar as compras, não só no atual cenário. “A partir do momento que o consumidor utiliza o pagamento por aproximação pela primeira vez, ele passa a incluir este comportamento em seu dia a dia e essas transações acabam fazendo parte da sua rotina, tanto pela agilidade que este tipo de pagamento oferece, quanto pela segurança. Neste momento de pandemia, o conhecimento sobre pagamentos por aproximação cresceu para 85% dos entrevistados, e no pós-pandemia a tendência aponta para uma maior aceleração dessa forma de pagamento no Brasil”, afirma João Pedro Paro Neto.
Com o mundo caminhando para uma realidade de pagamentos cada vez mais seguros e convenientes, impulsionados pela COVID-19, 31% dos brasileiros entrevistados que não eram adeptos da tecnologia, passaram a considerá-la em sua nova rotina. Além disso, 75% dos brasileiros disseram que continuarão utilizando pagamentos por aproximação mesmo após o final da pandemia.
A mudança não é significativa apenas para o cliente, mas também ao estabelecimento, visto que 69% afirmaram preferir fazer compras em lojas que ofereçam a opção de pagar por aproximação, enquanto 61% disseram que o pagamento por aproximação agora é sua forma favorita de pagar.
Sobre as formas de pagar por aproximação mais utilizadas durante a pandemia, 72% dos brasileiros indicaram usar o cartão físico e 49% utilizam o smartphone por meio de carteiras digitais. Sobre os locais em que os pagamentos por aproximação foram mais utilizados desde o início da pandemia no Brasil, supermercados, mercados e mercearias lideram com 79%, seguido por farmácias (67%) e fast foods ou restaurantes (35%).