GOL expande serviço exclusivo “Bagagem Expressa” no aeroporto Santos Dumont
por Fábio Vilela •
Pessoal, a American Airlines alterou sua tabela de regiões para emissão de bilhetes prêmios do AAdvantage e incluiu Marrocos na “região Europa”. Isso é excelente para quem acumula milhas no programa da companhia norte-americana – principalmente devido a recém-entrada da Royal Air Maroc na oneworld (que opera voos de Casablanca para o Rio e São Paulo).

Para quem não sabe, o AAdvantage precifica rotas de companhias parceiras e da oneworld por região. Isso significa que o custo para emitir um bilhete com milhas da “região A” para a “região B” é fixo. Veja a tabela de voos saindo da “região América do Sul 2” (a que o Brasil está localizado) para outros destinos:

Para sair do Brasil para a África é necessário um saldo de:
E para sair do Brasil para a Europa é necessário um saldo de:
Ainda que a África esteja geograficamente mais próxima a América do Sul do que a Europa, na tabela do AAdvantage, é mais barato voar para a Europa.
Com milhas AAdvantage podemos resgatar voos do Brasil para a Europa com a British Airways (Londres/LHR) e Iberia (Madri/MAD). E agora, temos mais uma opção: a Royal Air Maroc (Casablanca/CMN). Ou seja, com a mudança do AAdvantage agora é possível emitir bilhetes prêmio de São Paulo e/ou Rio de Janeiro para Casablanca e conectar para praticamente toda a Europa com a companhia marroquina (que tem uma excelente malha no continente). Veja no mapa abaixo algumas das possíveis combinações:

Lembrando que o custo do resgate continua sendo “América do Sul x Europa”.
Como Marrocos passou a ser considerado Europa no AAdvantage, ficou mais barato voar da Europa para a África – já que agora este resgate é um intra-Europa. Veja o custo para voar “dentro da Europa”:
Por outro lado, ficou mais caro voar do Marrocos para outros países do continente africano*. Veja o custo para voar “da Europa para a África”:
*Pessoalmente não acho que esse seja um ‘downside’ grande porque o problema pode ser contornado com uma passagem pagante – já que é relativamente mais barato pagar para voar intra-África do que da Europa para África.
Os seguintes países estão na “região África” na tabela de parceiros do AAdvantage:
África do Sul, Argélia, Angola, Djibouti, Etiópia, Gana, Guiné Equatorial, Maurício, Melilla, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, Ruanda, Seicheles, Senegal, Sudão, Tanzânia, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.
E os seguintes países estão na “região Europa” na tabela de parceiros do AAdvantage:
Albânia, Alemanha, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrúsia, Bulgária, Chipe, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, Geórgia, Gibraltar, Grécia, Hungria, Ilhas Canárias, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Marrocos, Moldávia, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.
Veja a relação das outras regiões neste link.
O AAdvantage vem melhorando! Nos últimos meses tivemos boas notícias, parceiros novos e excelentes preços de emissão com milhas. E agora, um “simples reposicionamento” de região:
A Royal Air Maroc parece estar com a moral alta com a American Airlines.