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por Equipe | Passageiro de Primeira •
Após a decisão da União Europeia de fechar suas fronteiras para não residentes por 30 dias, a TAP suspendeu temporariamente grande parte de suas rotas para o Brasil. As suspensões anunciadas valem até 28 de abril.

Em um pronunciamento ao vivo ontem (17), o primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, já havia informado que a partir da meia noite de hoje (18), todos os voos internacionais estariam suspensos, com apenas duas exceções:
Especificamente sobre o Brasil, Costa informou que seriam feitas apenas ligações com Rio de Janeiro e São Paulo, sendo suspensas as demais rotas.
As seguintes rotas para o Brasil estarão suspensas temporariamente:
Obs: a nova rota entre Maceió e Lisboa está prevista para iniciar apenas em junho, portanto não foi suspensa.
Confira abaixo a tabela de cancelamentos divulgada pela TAP.

Última atualização: Quarta-feira, 18 de março de 2020, 10h15 / 10:15 AM PM (WET)
A TAP também solicita que os passageiros não se dirijam ao Aeroporto de Lisboa ou Porto caso o seu voo tenha sido cancelado. Apenas estão sendo atendidos os passageiros que tenham voos marcados e a operar no próprio dia.
Confira abaixo a política divulgada pela companhia:
Devido à atual situação do Coronavirus (COVID-19), ampliamos a possibilidade de remarcação do seu voo, sem o pagamento da taxa de alteração associada, para qualquer rota TAP e para qualquer data de viagem.
A partir de agora, a alteração da reserva poderá ser feita até 24 horas antes da partida do seu primeiro voo, remarcando a nova viagem para qualquer destino e iniciando a viagem até 31 de dezembro de 2020.
Em alternativa, reembolsamos na íntegra o valor pago na aquisição do bilhete, através da emissão de voucher, enviado por e-mail, com validade de um ano, para utilização numa viagem futura à escolha.
Para bilhetes de milhas, compradas no âmbito do Programa TAP Miles&Go, também poderá pedir a alteração sem pagamento da taxa de alteração. No caso de pedir o reembolso, todas as milhas serão devolvidas para a Conta de Cliente e todos os valores pagos em dinheiro serão reembolsados com emissão de voucher, sem cobrança de taxa de cancelamento.
Se tem uma viagem para data posterior a 31 de maio de 2020, recomendamos que aguarde a evolução da situação do Coronavirus (Covid-19), e quando a sua viagem estiver mais próxima e se a situação relativa à pandemia se mantiver, verifique novamente junto da TAP quais as alternativas disponíveis.
O nosso Contact Center está a receber um elevado número de chamadas e lamentamos a inconveniência que esta situação lhe possa causar. Se o seu bilhete está nas condições mencionadas nesta página, recomendamos que faça a alteração gratuita ou o pedido de emissão de voucher online através do Gerir Reserva.
Regras aplicáveis à taxa de alteração gratuita
NOTA IMPORTANTE: Para bilhetes emitidos de 8 a 31 de março, estas regras são válidas quando:
Como alterar o voo
Faça a gestão da sua reserva online:
Verifique ainda se os dados da sua reserva estão completos e se tem os contactos atualizados.
Se o seu bilhete foi comprado através de um agente de viagens, deverá contactar o mesmo diretamente para efetuar quaisquer alterações.
Se o seu voo foi cancelado, siga os passos acima ou entre em contato com a companhia ou agência de viagem responsável pela venda para solicitar reacomodação. A TAP também informou que seu Contact Center está recebendo um elevado número de chamadas.
A decisão da União Européia deve impactar outras rotas entre o Brasil e Europa, informaremos ao decorrer do dia. Alguém será impactado com as suspensões da TAP?
Para mais informações, clique aqui.